O Freelander começava a ficar em segundo plano na preferência do consumidor, ofuscado pelo sucesso do Evoque. O estoque da rede estava girando abaixo do previsto. Por outro lado, naquele momento, a LR era a marca de carro com o maior engajamento no Facebook.
Criamos essa ação com o objetivo de encontrar os potenciais  compradores do Freelander na base de fãs da marca.

O carro que tem o espírito da marca.
A ideia do "espírito Land Rover" tinha nascido no lançamento da versão diesel do Freelander, 2 anos antes (veja o filme no fim desta página). A partir desse conceito, pensamos nessa ativação, que acabaria batendo o record de vendas do modelo no Brasil.
Durante 2 semanas, em concessionárias LR de todo o país, Freelanders colocados  na frente das lojas emitiam mensagens em código morse entre 8 e 9 da noite, piscando os faróis automaticamente.  Uma placa pendurada nas correntes de proteção das lojas dizia: decifre as mensagens: facebook.com/landroverBR.
Um carro controlado por um espírito é uma brincadeira difícil de resistir. 
Teaser e Revelação
No rádio e nas redes sociais, uma campanha teaser falava sobre o mistério dos carros que piscavam os faróis à noite.
Depois de 3 dias, mais de 10 mil pessoas estavam falando a respeito do Espírito Land Rover no perfil da marca. 

Spot teaser

Spot revelação

Features do carro
As mensagens, que a princípio eram genéricas, passaram a falar sobre as características do Freelander. 
Diariamente eram postados vídeos dos carros piscando os faróis, desafiando as pessoas a decifrarem as mensagens. Cerca de 3 mil pessoas participaram.

Morse Code generator
Uma ferramenta interativa permitia que as pessoas  criassem videos  com mensagens personalizadas em código morse.

Oferta
Nos últimos dias, o Espírito Land Rover passou a anunciar uma oferta. Além de um preço competitivo, quem comprasse um Freelander ganharia um curso de pilotagem off road de 3 dias, para entender o espírito da marca em toda a sua extensão.

ROI de mais de 500%
Em menos de 1 mês, os estoques do Freelander foram a zero.  Foram cerca de 350 carros vendidos, 80% de incremento em relação ao período anterior. O ROI da campanha foi de mais de 560%, o maior da história da marca até aquele momento.

Traquitana sofisticada
Fazer os faróis de um carro piscar em código morse parecia uma coisa simples. Na prática, fazer o farol de dezenas de carros piscarem simultaneamente, por cerca de 1 hora, durante 15 dias seguidos, em código morse, exigiu uma sofisticada traquitana tecnológica. 
Criamos um sistema de luzes totalmente independente e automatizado, que foi instalado na frente dos faróis verdadeiros. O sistema permitia o input de mensagens em código morse, bem como a data e o horário que cada mensagem seria emitida.

A 1a manifestação do espírito
A ideia do carro que tem "o espírito Land Rover em todos os detalhes" foi concebida 2 anos antes, no lançamento da versão Diesel, neste comercial que mostra a brincadeira do copo, só que com o carro.
Back to Top